Título: Para Bird e BID, programa diminui índice de pobreza
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2006, Nacional, p. A4

O Bolsa-Família é eficiente na redução de pobreza e no aumento do número de alunos nas escolas, embora não haja evidências de que melhore a aprendizagem das crianças. Essa é a conclusão de economistas do Banco Mundial (Bird) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que acompanham programas de transferência de renda em vários países. Segundo os economistas, o programa não é ¿desperdício de dinheiro público¿ e nem ¿puro assistencialismo¿, embora não possa substituir reformas no setor educacional.

¿O Bolsa-Família está realmente auxiliando a camada mais pobre da população, de forma que diversos outros programas sociais do Brasil não haviam conseguido¿, disse Francisco Ferreira, economista-chefe do grupo de pesquisas do Banco Mundial. Segundo ele, a renda e o emprego na camada mais pobre da população vêm crescendo mais do que na classe média desde 2001. ¿O Bolsa-Família responde por 30% da melhora de renda da camada mais pobre do Brasil¿, calcula ele. Ferreira alerta, no entanto, para os riscos de o programa se transformar em assistencialismo ou em uma fórmula populista.

Segundo Eduardo Lora, economista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento, há uma proliferação de programa de transferência de renda na América Latina e outros emergentes. Faltam dados para avaliar o programa no Brasil. ¿Esses programas são relativamente baratos para os governos e cobrem uma parcela significativa da população.¿