Título: Lula pode salvar o Brasil e se consagrar
Autor: Paulo Moreira Leite
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2006, Nacional, p. A10

Na quarta-feira, o deputado Delfim Netto recebeu o Estado para uma entrevista de três horas. Elogiou o presidente Lula e fez críticas às taxas de juros e ao Banco Central. A seguir, os principais trechos:

O senhor tornou-se um aliado do presidente Lula. Por quê?

Lula pode salvar o Brasil. Como não pode mudar-se para Paris, no final do segundo mandato Lula estará de volta a São Bernardo. Ele poderá retornar consagrado, como o grande estadista que saiu de baixo, foi até a Presidência e ganhou o direito de tomar sua cervejinha sossegado. Ou poderá retornar como um metalúrgico fracassado. Conhecendo a inteligência do presidente, tenho a impressão de que vai preferir a primeira alternativa.

Por quê?

Algumas pessoas acham que a Bolívia elegeu o presidente Evo Morales por acidente. Não. Há dez anos a Bolívia era um exemplo de ajuste econômico. Todos os economistas do mundo foram lá para ver como estava mudando. Não faltaram recursos externos nem medidas de boa vontade. Mas eles esqueceram dos índios.

Qual a vantagem de Lula sobre os outros candidatos?

Ele é o único político em quem os trabalhadores confiam, como ficou claro no segundo turno. Se a campanha continuasse, Alckmin ficaria menor ainda. Lula pode fazer reformas em que o povo pode até aceitar algum sacrifício, porque sabe que o presidente não dará uma facada nas costas. Lula não é Evo Morales. Sempre acreditou no capitalismo, sempre achou que é preciso haver hierarquia para a economia funcionar. Gosta daquele velhinho lá de Cuba, mas sabe que aquilo não funciona. Ele é católico fervoroso. Sabe que o Estado não deve substituir o mercado. Mas também sabe que o Estado deve ser usado para corrigir a injustiça e a desigualdade e quer que o governo se ocupe disso. Ele entendeu qual é o problema do mundo hoje.

E qual é o problema?

É o crescimento. Lula sabe disso e sabe que o único caminho é o mercado.

Mas, se Lula é assim tão bom, por que a economia cresceu pouco? A economia cresceu 4,9% em 2004. Não é pouco. O problema é saber por que não continuou crescendo nesse ritmo. O crescimento foi abortado por um erro do Banco Central. O BC recebeu metas muito ambiciosas de superávit primário e acabou elevando a taxa de juros além do necessário. É preciso que todos acreditem hoje que a economia vai crescer amanhã para que ela possa seguir crescendo. Por isso não acredito em metas de crescimento.

Por que não?

O crescimento é um produto, combinação de vários fatores. Acredito em meta de inflação, desde que seja realista. Inflação baixa ajuda o crescimento.

Se o BC tivesse independência, poderia ter sido melhor?

Sou contra a independência do Banco Central porque não é democrática. Quem ganha a eleição é o presidente. Por que, depois de eleito, ele deveria entregar um poder enorme em qualquer economia, que é definir a taxa de juros, a outra pessoa? Não faz sentido.