Título: Casamento gay e eutanásia mobilizam eleitorado
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2006, Internacional, p. A18

Além de eleger deputados, senadores e governadores, os americanos também vão votar em questões como casamento gay, eutanásia e até espaço mínimo para criação de porcas grávidas nas eleições de terça-feira. Republicanos e democratas apostam nestes referendos estaduais para aumentar o comparecimento dos eleitores, que historicamente fica em apenas 38% nas eleições legislativas. Cinco Estados farão referendos sobre elevação do salário mínimo - grande aposta do Partido Democrata para trazer seus eleitores para as urnas. Já os republicanos contam com os referendos sobre casamento gay, eutanásia e aborto para atrair seus simpatizantes. Vinte Estados americanos já fizeram emendas constitucionais para definir casamento como união entre homem e mulher. Agora, outros oito vão votar sobre o tema e muitos eleitores conservadores devem comparecer às urnas.

Quatro Estados vão votar sobre aumento de impostos sobre os cigarros, enquanto três vão decidir se proíbem o fumo em todos os lugares públicos, ou só na maioria.

Um total de 205 referendos serão votados em 37 Estados em novembro.

Arizona é o Estado campeão de referendos - vai votar 19 medidas nesta eleição. Qualquer cidadão pode propor um tema para o referendo. Para que ele seja votado, ele precisa reunir um determinado número de assinaturas, que varia de acordo com o Estado. Os cidadãos do Arizona vão decidir até se os fazendeiros serão obrigados a garantir mais espaço para as porcas grávidas. O Estado de Nebraska tem outro referendo bizarro: se dobra para US$ 1 milhão os recursos do fundo de tratamento de jogadores compulsivos.