Título: Especialistas defendem pesquisa de emprego em todo o País, não apenas nas grandes metrópoles
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2006, Economia, p. B5

Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) reforçam os argumentos de especialistas sobre a necessidade de o País passar a ter uma pesquisa de emprego e desemprego de âmbito nacional. Hoje, os indicadores mostram apenas a realidade do mercado de trabalho nas principais regiões metropolitanas, que difere em muito do que acontece no resto do País.

Tanto o IBGE quanto o convênio entre a Fundação Seade e o Dieese, principais institutos que fazem esse tipo de pesquisa no Brasil, já se movimentam nessa direção. Segundo Cimar Azeredo, coordenador da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o objetivo é torná-la trimestral e com abrangência nacional a partir de 2008. Atualmente, a pesquisa é feita nas seis principais regiões metropolitanas do País.

A Fundação Seade e o Dieese já tiveram uma pequena mostra dos resultados que podem vir com a ampliação do alcance da pesquisa. Em 1999, quando era secretário de Emprego do governo de São Paulo, o deputado Walter Barelli (PSDB-SP) solicitou ao Seade e Dieese que pesquisassem o município de Santa Cruz do Rio Pardo, usando a mesma metodologia empregada na Região Metropolitana de São Paulo.

¿Na época, o desemprego na região metropolitana estava perto de 20% . Lá, deu perto de 10%¿, conta Barelli.

Clemente Ganz Lúcio, atual diretor-técnico do Dieese, informa que estão em andamento duas tomadas especiais da Pesquisa de Emprego e Desemprego. Uma no município de Caruaru,em Pernambuco, e outra em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

¿Vamos pegar um trimestre cheio para testar a potencialidade da pesquisa para fazer análise de mercado que não seja o metropolitano¿, diz Lúcio. Segundo ele, os resultados deverão ser divulgados no início do ano que vem.