Título: Governo bancará testes em 2007
Autor: Lu Aiko Otta
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2006, Economia, p. B13

A partir de 2007, os produtores não precisarão mais pagar as análises laboratoriais, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel. O orçamento da pasta prevê R$ 22 milhões para análises de resíduos e outros R$ 18 milhões para laboratórios. Ele disse também que será posto em andamento um plano de capacitação de pessoal.

Na semana passada, técnicos da Agricultura e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca se reuniram com a cadeia produtiva do pescado para discutir outras medidas para atender às exigências do mercado internacional. ¿Não vamos atender a tudo o que os europeus exigem porque até entre eles há quem avalie que o rigor é excessivo¿, disse Fernando Ferreira, presidente eleito do Conselho Nacional da Pesca (Conepe).

Ele afirmou que as avaliações feitas pelos europeus até o momento não detectaram a presença de histamina (um indicador que o peixe não está fresco) no pescado brasileiro. Mas reconhece que há providências a serem tomadas. Uma delas é adaptar os barcos pequenos, que se dedicam à pesca costeira, para melhor conservar os pescados.

Para fazer esses investimentos, o setor pediu ao governo que reformule o Profrota, linha de crédito do BNDES. Hoje, ela financia a compra de embarcações novas, sobretudo para a pesca oceânica. A idéia é que ela possa ser usada também para reformas.