Título: Pesquisa associa voto em democratas ao Iraque
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2006, Internacional, p. A12

A maioria dos eleitores americanos vai votar nos democratas nas eleições legislativas de 7 de novembro apostando que eles vão tirar as tropas americanas do Iraque ou pelo menos reduzi-las drasticamente. Segundo pesquisa The New York Times/CBS News divulgada ontem, 52% dos eleitores registrados pretendem votar em candidatos democratas e 33% declaram o voto em republicanos.

Para 41% dos entrevistados, o número de soldados no Iraque será reduzido caso os democratas assumam o controle do Congresso e para 40%, o partido vai tentar tirar todos os soldados americanos do país. Caso se mantenha a maioria republicana, 41% dos eleitores acreditam que não haverá mudança no número de militares no Iraque e 29% acreditam no aumento deles. A pesquisa reforça a idéia de que as eleições legislativas serão uma espécie de referendo sobre a guerra: 64% dos entrevistados reprovam a política do presidente George W. Bush no Iraque. Para 51%, os EUA nunca deveriam ter invadido o país.

A maioria dos eleitores quer que os EUA reduzam sua atuação no Iraque: 26% acham que o país deveria reduzir o número de tropas no país, e 24% acham que as tropas deveriam ser completamente retiradas. Para 16% dos entrevistados, os EUA deveriam enviar mais tropas, enquanto 27% acha que o contingente atual deve ser mantido.

'Existe uma percepção muito negativa sobre o atual governo, que irá resultar, muito provavelmente, em uma maioria democrata na Câmara, com ganhos de 30 ou mais cadeiras, e uma possibilidade de vitória no Senado. Os democratas têm uma chance de 50% de ganhar as seis cadeiras necessárias para controlar o Senado', diz Thomas Mann, pesquisador sênior do Instituto Brookings.

Além de apostarem na mudança da política americana no Iraque, a maioria dos entrevistados (56%) acredita que uma eventual maioria democrata vai elevar o salário mínimo e aumentar os impostos (45%). Em outras questões nevrálgicas da eleição, os eleitores não vêem muitas mudanças no caso de uma liderança democrata: 49% acham que o preços dos medicamentos e o custo da assistência médica (47%) vão ficar iguais, o desempenho da economia não vai mudar (42%) e a ameaça de terrorismo aos EUA continuará a mesma (57%).

Os eleitores acreditam que as prioridades dos democratas no Congresso serão a guerra do Iraque, economia, empregos e impostos. Mesmo assim, 49% acham que os democratas não têm um plano claro para o país caso conquistem maioria no Congresso. O programa de governo dos democratas, 'Uma Nova Direção para a América', é vago e não especifica sequer o tipo de política a ser adotada no Iraque.

GUERRA SEM FIM

Uma moto-bomba deixou ontem 7 mortos e 45 feridos em um mercado xiita lotado no distrito de Cidade Sadr. Pelo menos 49 pessoas foram mortas ou encontradas mortas ontem no Iraque. Segundo militares americanos, um soldado foi morto em Bagdá na quarta-feira e outro morreu na segunda, elevando para 2.819 o números de baixas dos EUA na guerra. O Exército americano anunciou ter matado quarta-feira num ataque aéreo um dirigente da Al-Qaeda em Ramadi, Abu Thaha.