Título: Código aberto é um dos três grandes desafios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2006, Negócios, p. B7

Numa entrevista à BusinessWeek no mês passado, o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, enumerou os três grandes desafios da companhia. 'São modelos de negócio alternativos que temos que abraçar ou com quem temos de competir', afirmou o executivo. O primeiro desafio enumerado por Ballmer foi o software livre. 'O código aberto não é uma nova área tecnológica. É um modelo de negócios novo. Nos últimos três ou quatro anos, competimos muito bem ao expandir nosso valor. O código aberto nunca irá desaparecer, e vamos competir com ele até o fim dos tempos.' Com o acordo de ontem, a Microsoft resolveu transformar a ameaça competitiva numa oportunidade de negócio.

O segundo desafio apontado pelo presidente da Microsoft é o modelo de negócios baseado em publicidade, que tem como maior exemplo o Google, com seus links patrocinados. 'No caso do código aberto, não poderíamos adotar o modelo de negócios', disse Ballmer à revista. 'No caso da publicidade, podemos abraçar o modelo. Não precisamos sentar aqui e dizer que isso é ruim.' Ele destacou que o modelo baseado em publicidade parece mais barato para o consumidor.

O terceiro desafio é o software transformado em negócio por meio de um equipamento, como o iPod, da Apple. 'O iPod é uma coisa de software', afirmou o executivo na entrevista. 'Por acaso eles ganham dinheiro com o hardware.' Para fazer frente ao iPod, a Microsoft lançou o Zune, um tocador de música digital. 'É uma experiência de software.'