Título: Damasco está por trás, acusa líder cristão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2006, Internacional, p. A12

Dory Chamoun entrou na política depois que seu irmão e seu filho foram mortos. Filho do ex-presidente Camille Chamoun, ele é hoje chefe do Partido Nacional Liberal e um dos líderes cristãos críticos da Síria. Em entrevista ao Estado, ele responsabilizou Damasco pelo assassinato de Pierre Gemayel.

Quem está por trás do atentado?

As mesmas pessoas que mataram o ex-primeiro-ministro Rafic Hariri. É certamente alguém relacionado a Damasco.

Como fica o governo agora?

Espero que o governo não desista, porque o objetivo dos assassinos era justamente pressionar o governo a renunciar. E os culpados têm de ser presos, porque o que aconteceu hoje é parte de uma série de crimes que começou com a morte de Hariri.

A investigação da ONU, que ligou a Síria à morte de Hariri, e o plano de criar uma corte internacional para esse caso podem ter influenciado?

Sim, é bem possível que essa seja a causa principal.

Por que Gemayel foi o alvo?

Ele era um político muito franco e isso incomodava muita gente. Ele também era membro do governo e o objetivo era provocar um desiquilíbrio no gabinete. Há seis ministros demissionários e agora, com Gemayel morto, são sete a menos. Falta só um para que o governo possa ser derrubado. Mas não vamos nos intimidar .

O Hezbollah pode estar ligado ao assassinato de Gemayel?

Não tenho como afirmar. Só sei é que eles são aliados da Síria. E em princípio, se algo favorece a Síria, é conveniente ao Hezbollah.