Título: 'Quem já fez o ajuste descobriu a América', provoca Gerdau
Autor: Adriana Fernandes, Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2006, Economia, p. B1

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter concordou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e disse que um choque de gestão que reduza em R$ 50 bilhões as despesas da Previdência em quatro anos é mesmo uma 'descoberta da América'. O comentário foi feito ontem, em Porto Alegre, durante a apresentação do futuro presidente do Grupo Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter.

A frase de Gerdau é a mesma que o ministro usou na segunda-feira para lançar dúvidas sobre a proposta para ajustar as contas da Previdência apresentada ao governo pelo consultor Vicente Falconi, do Instituto de Desenvolvimento Gerencial.

'Quem já fez isso (o ajuste) descobriu a América', comparou Gerdau. 'As empresas boas descobriram a América, Minas Gerais descobriu a América', completou, numa referência a quem já aplicou orientações de Falconi e teve bons resultados.

Apesar de parecer irônico, Gerdau fez questão de reconhecer que a implantação de uma cultura de gestão é 'tremendamente difícil', inclusive nas empresas. 'É só fazendo que você vai acreditar nisso aí', ressaltou. Ele lembrou que os programas de qualidade migraram das indústrias para as outras atividades econômicas. Destacou que o governo nada mais é do que uma grande empresa prestadora de serviços e pode ser gerenciado como tal. 'É só analisar os processos e tentar melhorá-los.' Afirmou que boas tecnologias de gestão reduzem até a corrupção, no governo e nas empresas.

MINISTÉRIO

Gerdau voltou a dizer que não foi convidado para assumir nenhum ministério no segundo mandato do presidente Lula e afirmou que não aceitaria cargos no governo. 'Isso é definitivo', reiterou. 'Vou continuar ajudando como empresário.' A ajuda tem sido apresentar sugestões, defender as teses de Falconi, pedir reformas , entre outras iniciativas. Gerdau já esteve com o presidente e com Mantega e diz que pode voltar a conversar nos próximos dias.

O empresário vem defendendo que o governo trabalhe pelo aumento da poupança interna de índices anuais próximos a 20% do PIB para 26% a 28%. Esse é o segredo, segundo Gerdau, para o País crescer de 5% a 7% ao ano. Para o empresário, 'o mercado é milagroso' e pode responder imediatamente com investimentos, se perceber que o País atingiu a 'disciplina da poupança'. 'Em um ano dá para atingir os 5%', avalia.