Título: Ministros otimistas com economia mundial
Autor: Caminoto, João.
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2006, Economia, p. B13

Após dois dias de intensas discussões, ministros das finanças e governadores de bancos centrais do G-20 encerrarão hoje seu encontro na Austrália pelo menos com uma conclusão consensual: o crescimento econômico mundial deverá continuar vigoroso em 2007, apesar da desaceleração no ritmo de atividade nos Estados Unidos e os riscos inflacionários.

'O mundo tem hoje múltiplas locomotivas de crescimento', disse o ministro das finanças da Austrália e presidente do G-20 em 2006, Peter Costello. 'Apesar de um leve desaquecimento econômico nos Estados Unidos, vemos a Europa, o Japão, a China e outros países em ritmo de expansão'. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, concorda. 'O cenário, no geral, continua positivo', disse.

A preocupação com a escalada inflacionária em vários países industrializados ainda persiste, mas foi recentemente aliviada com forte queda dos preços do petróleo. Autoridades financeiras do G20 acreditam que os preços das commodities, que subiram acentuadamente nos últimos anos, poderão cair em 2007. Mas essa queda será limitada pela continuidade do intenso processo de industrialização da China e a manutenção do crescimento mundial.

O maior risco para a manutenção desse cenário benigno se concentra nos EUA, onde uma crise no mercado imobiliário poderia ter um efeito muito negativo sobre o consumo, com conseqüências sérias para a economia mundial.

Segundo Meirelles, nenhum país emergente foi alvo de preocupação especial durante o encontro. Mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a maioria dos emergentes não está aproveitando o duradouro ciclo positivo na economia mundial para reforçar suas situações financeiras.

A pressão liderada pelos EUA para que a China valorize sua moeda foi um tema presente nos bastidores do encontro. Costello, no entanto, evitou comentar o assunto. 'Alguns países reclamaram que suas moedas estão fortes demais, mas nenhum disse que seu câmbio está fraco', disse. A exemplo da reunião anual do FMI realizada em Cingapura, as autoridades financeiras do G-20 enfatizaram a necessidade da retomada das negociações da rodada multilateral da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Cerca de três mil pessoas realizaram ontem manifestações contra o G-20 . Pequenos grupos entraram em choque com a polícia ao tentarem furar o bloqueio em torno do hotel que abriga o encontro, no centro de Melbourne. Em vários momentos a entrada e saída de pessoas do hotel foi proibida pela polícia por causa dos protestos. 'Esses integrantes de grupos radicais e violentos estão tentando manchar a reputação da Austrália, mas nosso país é acolhedor e solidário', disse Costello.