Título: 'Aloprados' não saem e causam embaraço
Autor: Rosa, Vera.
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2006, Nacional, p. A4

Mais de um mês e meio após ter promovido a 'expulsão política' de envolvidos no episódio do dossiê Vedoin e apenas um dia antes da primeira reunião de seu Diretório Nacional depois das eleições, o PT ainda não conseguiu solucionar a situação de dois dos militantes apelidados de 'aloprados' pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar das pressões, Oswaldo Bargas, sindicalista histórico da sigla e amigo de Lula, e Expedito Veloso, ex-diretor do Banco do Brasil, ainda não pediram desfiliação da legenda.

Há algumas semanas, vários dirigentes esperavam que os dois se retirassem espontaneamente do partido, repetindo a iniciativa de outros dois envolvidos no episódio do dossiê: Hamilton Lacerda, ex-coordenador de Comunicação da campanha do senador Aloizio Mercadante ao governo paulista, e Jorge Lorenzetti, ex-analista de Risco e Mídia da campanha de reeleição do presidente.

Com isso, a sigla esperava evitar o desgaste de ter que instaurar uma Comissão de Ética para formalizar as duas expulsões, conforme exigido pelo regulamento interno.

Mas o fato é que o PT já está em desacordo com seu próprio estatuto. A 'expulsão política' anunciada em uma reunião da Comissão Executiva Nacional no início de outubro, foi baseada no inciso I do artigo 288 do estatuto.

A regra permite a suspensão provisória de filiados que contrariaram as normas partidárias por um período de, no máximo, 60 dias, dentro do qual o partido deveria concluir o processo disciplinar interno de responsabilidade da Comissão de Ética. Restam cerca de 10 dias desse prazo e a Comissão não foi sequer instalada.

Por enquanto, dirigentes minimizam o problema, sob o argumento de que os dois filiados já estão fora do partido do ponto de vista prático. Resta apenas, segundo o presidente interino da legenda, Marco Aurélio Garcia, formalizar a expulsão.

'De qualquer maneira, eles estão fora politicamente. Se eles não se desfiliarem, haverá a instauração da Comissão de Ética', afirma.

Shopping Estadão