Título: Para presidente, povo 'cometeu pecados' e já pagou
Autor: Oliveira, Clarrisa.
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2006, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, ao falar sobre as possibilidades de crescimento do País, que o povo brasileiro 'já pagou todos os pecados que cometeu' e que agora precisa 'colher um pouco de benefício do Estado'.

Em visita a Guarulhos, na Grande São Paulo, o presidente também afirmou que 'os brasileiros devem ter mais orgulho do Brasil, em vez de apontar apenas os defeitos'. Na véspera, Lula dissera esperar que não haja oposição a seu governo até 2010, o que foi interpretado como postura autoritária pela oposição. 'Parece que é uma coisa de auto-estima, que nós não aprendemos a conquistar também porque muita gente não recebe as informações corretas', prosseguiu ontem Lula.

O evento de ontem em Guarulho foi sua quinta visita à cidade como presidente. Acompanhado do ministro da Saúde, Agenor Álvares, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e do prefeito da cidade, Elói Pietá (PT-SP), ele inaugurou a primeira fase das obras do Hospital Municipal de Pimentas-Bonsucesso, construído em parceria pela prefeitura e pelo governo federal.

Lula repetiu a promessa de não mais se comparar com o governo de Fernando Henrique Cardoso: 'Quero dizer a vocês que o segundo mandato é mais difícil e será mais gostoso. Aí eu não vou ter que ficar toda hora dizendo que eu fiz mais que os outros. Vou ter que provar que eu faço mais do que fiz'.

O presidente Lula, que anteontem recomendou a governadores eleitos que não recorram só a amigos para compor sua equipe, voltou a dar conselhos. Afirmou que, quando se está na oposição, a tarefa parece mais simples do que realmente é. 'Mas, quando a gente é governo, se depara com uma série de obstáculos que são naturais do regime democrático', emendou. E mencionou leis, pendências por questões ambientais, oposição, Congresso, Ministério Público, Tribunal de Contas e a burocracia, 'que é pertinente na máquina pública brasileira'.