Título: Acordo elimina vistos na região
Autor: Marin, Denise Chrispim.
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2006, Nacional, p. A16

A 3ª Reunião de Chanceleres da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) terminou com pelo menos um pequeno sinal de acordo dos 12 países envolvidos nesse processo de integração - de vistos para turistas da região. Apenas a Guiana e a Venezuela não o assinaram. O acordo permitirá que cidadãos sul-americanos cruzem as fronteiras da região valendo-se apenas do documento nacional de identificação (no Brasil, a carteira de identidade). A medida não terá aplicação imediata.

A expectativa é que Venezuela e Guiana consigam submeter os termos do acordo a seus órgãos internos até o encontro da Cúpula da Casa, na Bolívia, dias 8 e 9.

O acordo terá impacto menor para os turistas brasileiros em viagem pela América do Sul, que estão dispensados de apresentar passaporte para ingressar nos demais países do Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai -, Chile e Bolívia. Embora seja novo membro do Mercosul, a Venezuela ainda exige passaporte dos brasileiros, mas não o visto. A mesma situação prevalece na Colômbia, no Equador, Peru, Guiana e Suriname. Essas mesmas regras valem para os turistas desses países quando desembarcam no Brasil.

O benefício maior se dará entre turistas de outros países da região, que muitas vezes eram submetidos à exigência de passaporte e visto ao cruzar uma fronteira vizinha.