Título: Governo quer mudar financiamento da produção
Autor: Salvador, Fabíola
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2006, Negócios, p. B13

O Ministério da Agricultura quer mudar o sistema de financiamento da produção agropecuária para interromper a sucessão de crises e pacotes bilionários de ajuda ao setor. "Esse modelo de sempre correr atrás das crises está muito oneroso", disse o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto.

Ele pretende deixar sobre a mesa um plano para o ano que vem em que privilegia instrumentos de mercado, como os Certificados de Depósito Agropecuário (CDA) e Warrant Agropecuário (WA), como principais instrumentos para garantir a receita do campo. Ambos são títulos transacionados no mercado futuro.

"É preciso que o ministério tenha uma postura mais ativa, de privilegiar fortemente os mercados futuros", disse. Na avaliação dele, até o momento o Ministério da Agricultura vem atuando de forma reativa às crises do setor, ou seja, corre para garantir recursos quando os agricultores já estão em dificuldades. "Determinei à Secretaria de Política Agrícola que faça um estudo, até o fim do ano, mostrando quanto têm custado ao governo essas crises", disse.

Ele suspeita que elas tenham saído mais caro aos cofres públicos do que uma política mais estruturada, que atue antes de a crise ocorrer. "Eu e o ex-ministro Roberto Rodrigues já conversamos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a esse respeito", disse Guedes.