Título: Ex-ministros da Saúde são convidados pela comissão
Autor: Lopes, Eugenia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2006, Nacional, p. A4

Um acordo entre oposição e governo transformou em convite a convocação dos ex-ministros da Saúde José Serra (PSDB), Barjas Negri (PSDB), Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB) para prestar depoimento à CPI dos Sanguessugas. Todos os depoimentos ficarão para depois do segundo turno das eleições.

A votação do convite para que os ex-ministros deponham na CPI ocorreu por votação simbólica depois que os parlamentares governistas presentes ameaçaram convocar os tucanos Serra e Barjas. Foi uma reação ao fato de, momentos antes, a CPI ter quebrado o sigilo de Freud Godoy, ex-assessor especial e segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E de ter aprovado também a convocação de oito petistas ligados ao caso - Freud e os sete ex-integrantes das campanhas do presidente Lula e do senador Aloizio Mercadante (PT) envolvidos com o escândalo de compra do dossiê Vedoin - e de Francisco Rocha da Silva, suspeito de ser trabalhar pela máfia dos sanguessugas na Casa Civil.

'Seria tão útil convocar o Serra quanto o presidente Lula', reclamou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), diante da proposta de convocação do governador eleito de São Paulo e de Barjas. Os tucanos anunciaram que iriam votar contra a convocação de Serra. Mas a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) avisaram que votariam a favor.

Percebendo que perderiam, os tucanos reagiram. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) fez a proposta do acordo. Em vez de convocação, seria feito um convite aos quatro ex-ministros. A proposta de convocação de Serra foi apresentada pelo deputado petista Doutor Rosinha (PR). Mas ele esclareceu que não tinha nada a ver com o escândalo do dossiê, pois seu requerimento foi apresentado antes dos fatos que o originaram. Disse que sua intenção era ouvir o ex-ministro sobre a atuação dos sanguessugas.