Título: Schmall, novo presidente da VW, trabalhou no Brasil
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2006, Economia, p. B1

No mesmo dia em que anunciou novos investimentos para o País, a Volkswagen divulgou que o alemão Thomas Schmall, administrador de 42 anos, vai assumir a presidência da filial brasileira em janeiro. Hans-Christian Maergner, que comandou as negociações para o plano de reestruturação que resultará em corte de cerca de 6 mil postos de trabalho (de um total de 24 mil) anunciou sua aposentadoria no mês passado, após três anos à frente da companhia. Ele tem 61 anos.

Schmall já trabalhou no Brasil, como responsável pela área de manufatura na fábrica de São José dos Pinhais (PR), entre 1999 e 2003. Saiu para comandar as operações do grupo na Eslováquia, onde são produzidos modelos de luxo como Touareg e Audi Q-7. É casado com uma brasileira.

Considerado profissional talentoso, o que lhe rendeu rápida ascensão no grupo, Schmall terá menos poder que seus antecessores à frente da filial brasileira, a terceira maior em vendas no grupo mundial. Ao contrário dos últimos presidentes da Volkswagen do Brasil, ele terá de se reportar a Viktor Klima, de 59 anos, atual presidente da Volkswagen Argentina, que ontem foi confirmado como presidente da Volkswagen para a América do Sul.

Com vendas de 235 mil veículos neste ano, a Volkswagen do Brasil é o terceiro maior mercado para a companhia alemã. Perde para a China, com 404 mil unidades, e para a Alemanha, com 358 mil. Este é o primeiro ano que o mercado alemão perde o posto de líder em vendas da marca.