Título: Alencar assume Presidência na 3ª
Autor: Formenti, Lígia e Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/11/2006, Nacional, p. A13

O vice-presidente José Alencar desembarcou na manhã de ontem em Brasília, depois de passar 10 dias em Nova York, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no abdome. Bem disposto, Alencar retorna ao País justamente na véspera de mais uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao exterior - ele embarca na terça-feira à noite para Abuja, na Nigéria, onde participará de um encontro de cúpula entre países africanos e latino-americanos. Alencar, devidamente autorizado por seus médicos, ficará na Presidência por quatro dias.

No desembarque, o vice-presidente estava bem-humorado e voltou a falar de um de seus temas prediletos, a redução de juros, e fez uma análise otimista do cenário econômico do País. 'O Brasil está preparado como nunca esteve para a retomada de um crescimento sem risco de recrudescimento inflacionário', afirmou. 'E até mesmo para que seja responsável do ponto de vista fiscal é preciso que as taxas de juros caiam.'

Alencar descartou, também, rumores sobre sua transferência para o PMDB. Observou que o cenário partidário sofre com as indefinições provocadas pela aplicação das regras da cláusula de barreira e negociações terão de ser realizadas. 'Mas não tenho compromisso de ingressar em nenhum partido. O meu partido é o PRB.'

Sobre a cirurgia, afirmou que sua recuperação foi mais rápida do que previa a equipe médica americana. O vice-presidente se disse emocionado pelas manifestações de apoio que recebeu de pessoas de todos os Estados. 'Estou ótimo até para jogar futebol. Pena que não vou poder comemorar direito o gol, subindo no alambrado', brincou. O vice-presidente deve descansar no fim de semana e amanhã participa da reunião de coordenação no Planalto.

TRÊS PRESIDENTES

Ao assumir a Presidência, na terça à noite, Alencar será a terceira pessoa no posto em apenas duas semanas. Antes dele, além do próprio presidente Lula, coube ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), ficar por 48 horas no cargo, entre os dias 13 e 15. Naquela ocasião, Alencar já havia pedido licença e se preparava para embarcar para os Estados Unidos e Lula viajava para a Venezuela. Nesse país, ao lado do presidente Hugo Chávez, ele participou da inauguração de uma ponte sobre o Rio Orinoco, em Ciudad Guayana.

A breve passagem de Aldo pelo Planalto tornou-se uma curiosidade histórica: foi a primeira vez que um comunista sentou-se na cadeira de presidente da República. Como interino, sempre discreto, Aldo recebeu companheiros do PC do B e abriu o Ciclo de Discussão das Políticas Públicas, promovido pela Fundação Mário Covas, em São Paulo.