Título: Deputados 'despachantes' sobrevivem em SP
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/11/2006, Nacional, p. A20

As emendas individuais ao Orçamento da União de 2005 e 2006 apresentadas pelos deputados federais reeleitos por São Paulo permitem observar a sobrevivência, no mais importante Estado do País, de parlamentares chamados pejorativamente de 'vereadores federais' ou 'despachantes', cuja votação se assenta em nichos geográficos específicos. Assim, eles direcionam suas emendas individuais - com valores fixados em R$ 5 milhões por deputado - às cidades em que obtêm votos. Estabelece-se, então, um fenômeno semelhante ao voto distrital em que os eleitores apóiam quem lhes traz benefícios imediatos como postos de saúde, hospitais, pontes e recursos para construção de casas, em detrimento dos chamados deputados de opinião, ou ideológicos, ligados a modos mais modernos de fazer política.

O deputado Valdemar Costa Neto (PL) é um exemplo de deputado 'despachante', embora outros como João Paulo Cunha (PT) e Lobbe Neto (PSDB) também tenham uma base geograficamente definida. As emendas de Costa Neto e Cunha - ambos citados como envolvidos no escândalo do mensalão - seguem, em geral, uma ótica clientelista de privilegiar com recursos os seus redutos eleitorais, o que se traduz em votos. No caso do liberal, reeleito com 104.157 votos, foram aquinhoadas com emendas as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Itaquaquecetuba e Bertioga.

O petista, que recebeu 177.056 votos, formou praticamente um anel de apoio em volta de Osasco, na Grande São Paulo, seu reduto, com emendas em favor das cidades vizinhas de Embu, Jandira, Taboão da Serra, Itapevi, Carapicuíba e Cotia. O tucano arrebanhou quase 71 mil dos seus 117 mil votos - equivalente a 75% do total - nas cidades de Descalvado, Dourado, Ibaté e São Carlos, exatamente para as quais direcionou emendas.

A assessoria de Costa Neto disse que o parlamentar tem um perfil de deputado distrital do Alto Tietê. 'O mandato do deputado sempre foi voltado ao atendimento das necessidades da população da região', informou a assessoria. A assessoria de João Paulo disse que ele, 'historicamente, sempre atuou em nome das cidades da região oeste da Grande São Paulo'. Lobbe Neto não foi localizado.