Título: Filho de ex-governador é preso pela PF no Pará
Autor: Mendes, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/11/2006, Nacional, p. A12

O empresário Marcelo França Gabriel, filho do ex-governador do Pará Almir Gabriel (PSDB), foi preso ontem, junto com outras nove pessoas, sob acusação de integrar quadrilha que teria praticado fraude de R$ 9 milhões contra a Previdência Social. Também foram detidos o auditor do Tribunal de Contas do Município de Belém Luís Fernando Gonçalves da Costa e o empresário João Batista Ferreira Bastos, o Chico Ferreira, sócio do técnico Wanderley Luxemburgo numa fundação em Parauapebas (PA).

Os dez acusados, detidos na sede da Polícia Federal em Belém, vinham sendo investigados há mais de um ano. Foram presos durante a Operação Rêmora - referência a peixe que se alimenta com restos deixados pelo tubarão. O grupo responderá por crimes de fraude em licitação, sonegação de impostos, falsidade ideológica e formação de quadrilha ou bando.

A operação da PF, da qual participaram 130 policiais, comandados pelo delegado Caio Bezerra, foi realizada simultaneamente nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A fraude atribuída ao grupo consistia no superfaturamento de obras, materiais e serviços contratados pela Previdência. Unidas em cartel, as empresas manipulavam os preços e os resultados de cada licitação. A máfia também prestava serviços a grandes devedores da Previdência, eliminando dívidas de modo fraudulento ou repassando empresas com grandes dívidas para compradores laranjas.

REAÇÃO

Interrogado após ser preso, Gabriel apelou para o direito de só responder em juízo e permaneceu em silêncio, por instrução do advogado - que alega inocência do seu cliente. Chico Ferreira usou o mesmo direito e também se disse inocente.

A Polícia Federal sustenta que a documentação apreendida nas investigações e as interceptações telefônicas feitas com autorização judicial trazem indícios de que o filho do ex-governador era um dos líderes da quadrilha.