Título: Justiça decreta prisão de seis do PT por compra do dossiê Vedoin
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2006, Nacional, p. A4

A Justiça decretou a prisão temporária de seis petistas envolvidos no escândalo da compra do dossiê Vedoin - três deles com relação pessoal com o presidente Lula. A idéia seria facilitar a investigação, mas a PF não pôde cumprir a ordem devido à legislação eleitoral, que impede prisões, exceto em flagrante, nos cinco dias anteriores à eleição.

A investigação sobre o R$ 1,75 milhão apreendido com petistas e destinado a pagar o dossiê Vedoin segue dois ritmos diferentes, 12 dias após estourar o escândalo. O caminho dos dólares foi identificado. Segundo o governo norte-americano, eles saíram de um banco de Miami e foram repassados a um pequeno banco de São Paulo, antes de serem flagrados com Gedimar Passos e Valdebran Padilha. A PF já sabe a quem pertence a conta em que os dólares foram depositados e quem os sacou, mas não quis revelá-los.

No caso dos reais apreendidos, cuja identificação depende do governo brasileiro, não houve avanços significativos. ¿Assim que o Coaf tiver a resposta - se tiver, porque há coisas que não se consegue apurar - os resultados serão transmitidos aos órgãos competentes¿, disse o ministro Guido Mantega, que em última análise chefia o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, a quem cabe detectar movimentações incomuns no sistema financeiro. Sindicalistas dizem que o Banco Central já poderia ter refeito o caminho dos reais, mas não o fez. Embora o dinheiro tenha sido apreendido no dia 15, só no dia 21 a PF fez pedido para que seja rastreado - requerimento aceito ontem pela Justiça.

¿É uma operação tartaruga comandada pelo advogado criminalista de Lula, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos¿, acusa o senador Jorge Bornhausen (PFL), referindo-se à lentidão que vê na investigação.

A pedido do Ministério Público Federal, foi aberto inquérito para investigar o empresário Abel Pereira. Ele é apontado pela família Vedoin, que comandava a máfia dos sanguessugas, como facilitador da liberação de verbas na Saúde.