Título: Republicanos bloqueiam manobra da oposição
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2006, Internacional, p. A16

Deputados democratas fracassaram ontem na tentativa de convocar uma sessão secreta para debater o relatório de inteligência cujos trechos divulgados no domingo apontariam a ineficácia da guerra no Iraque para conter o terrorismo. A proposta da democrata Nancy Pelosi foi derrotada pela maioria republicana por 217 votos contra e 171 a favor.

A Câmara dos Representantes não realiza uma sessão a portas fechadas desde julho de 1983 - quando os deputados se reuniram secretamente para debater o apoio do governo americano aos 'contras' da Nicarágua. Nancy justificou a proposta da convocação alegando que a sessão era necessária para que os deputados analisassem a íntegra do documento e compreendessem melhor as ameaças do terror internacional.

'A avaliação das agências de inteligência sobre a luta contra o terrorismo é o pior pesadelo do governo', disse a deputada. 'Ela não confirma o que o presidente (George W. Bush) vem dizendo. Na verdade, contradiz o que ele tem afirmado.'

A ação dos republicanos impede que a oposição democrata tenha acesso a trechos do documento classificados como sigilosos e evita uma manobra que traria para o centro das discussões legislativas um dos temas mais controvertidos da campanha eleitoral: a estratégia do governo na luta contra o terror.