Título: Israelenses dão sinais de diálogo com sauditas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2006, Internacional, p. A17

O jornal israelense Yediot Aharonot publicou segunda-feira que o primeiro-ministro Ehud Olmert se reuniu secretamente há quase duas semanas com uma importante autoridade da Arábia Saudita para discutir o programa nuclear do Irã e as perspectivas de negociação entre israelenses e palestinos.

Reagindo às noticias, Olmert e seus assessores disseram que ele não se encontrou com o rei Abdala, da Arábia Saudita. Mas, ao serem indagados sobre se ele manteve reuniões com algum outro líder saudita, não quiseram responder. 'Não me encontrei com o rei saudita nem com qualquer outra pessoa que pudesse causar sensação na mídia', disse Olmert ao site Ynetnews.com, do Yediot Aharonot.

Se algum encontro ocorreu, este seria um grande avanço para os dois países, que nunca tiveram relações diplomáticas. 'Autoridades de Israel e da Arábia Saudita têm partilhado secretamente informações de inteligência, mas nunca se reuniram publicamente', disse David Kimche, diretor do Conselho Israelense de Relações Exteriores. Os dois países estão preocupados com o programa nuclear iraniano e - como a maioria dos muçulmanos da Arábia Saudita é sunita - com as relações entre os grupos xiitas espalhados do Irã ao Líbano.

O Yediot Aharonot, citando fontes do governo, informou que Olmert havia se encontrado com uma autoridade saudita próxima ao rei, sem dizer onde. Também na segunda-feira, o jornal israelense Haaretz noticiou no seu site que um encontro entre um enviado de Olmert e uma autoridade saudita pode ter ocorrido num terceiro país. Ontem, a chancelaria saudita negou qualquer encontro.

Nas últimas semanas, a Arábia Saudita tem procurado reavivar uma iniciativa de paz de 2002, pela qual os países árabes normalizariam as relações com Israel em troca da criação de um Estado palestino ao longo das fronteiras existentes antes da guerra de 1967. Israel rejeitou essa iniciativa, mas Olmert elogiou o rei Abdala quando a proposta foi feita.

Israel mantém relações diplomáticas plenas com apenas dois países árabes, Egito e Jordânia. A Arábia Saudita está entre os muitos países árabes que nunca tiveram laços oficiais com Israel,e mesmo a sugestão de um contato informal entre ambos é assunto extremamente delicado.

'Se essa reunião ocorreu, e eu acredito que sim, os sauditas obviamente quiseram que fosse muito discreta', disse Kimche.

Em julho, quando o grupo libanês Hezbollah fez uma incursão em território israelense e capturou dois soldados, provocando uma guerra de mais de um mês com Israel, a Arábia Saudita foi um dos vários países árabes que no início criticaram o Hezbollah. Depois, ela criticou Israel pelos intensos bombardeios contra o Líbano, que mataram centenas de civis. Olmert disse ao Ynetnews que a Arábia Saudita demonstrou 'responsabilidade e discernimento' durante a guerra.