Título: Em Israel, 56% aceitam negociação com Hamas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/09/2006, Internacional, p. A17

Uma pesquisa divulgada ontem mostrou que 56% dos israelenses são favoráveis à negociação com o atual governo palestino, liderado pelo grupo radical Hamas, e 67% apoiariam o diálogo com um governo de coalizão que também incluísse o Fatah, considerado moderado.

Os dois partidos palestinos estão tentando chegar a um acordo para formar um governo conjunto, mas as negociações estão entravadas por causa de divergências sobre o reconhecimento de Israe l. Na sexta-feira, o presidente Mahmud Abbas, do Fatah, garantiu que 'qualquer futuro governo' aceitaria o Estado israelense, mas em seguida foi desautorizado pelo primeiro-ministro Ismail Haniye, do Hamas. 'Não liderarei nenhum governo que reconheça Israel', disse o premiê.

A enquete foi feita numa parceria entre dois institutos de pesquisas - um com sede em Jerusalém e outro em Ramallah, na Cisjordânia. Mais de 2 mil pessoas foram ouvidas, incluindo palestinos. Entre eles, 63% apóiam as táticas usadas pelo grupo xiita libanês Hezbollah contra Israel. Contraditoriamente, 74% acreditam que, além de ação armada, deve haver negociação política, e 77% querem o cessar-fogo.

Ontem, o porta-voz do governo de Haniye, Ghazi Hamad, afirmou que o Hamas aceitará 'os acordos de paz assinados com Israel'. Ele ressaltou que isso não significa um reconhecimento do Estado israelense.