Título: Diferentes métodos de cálculo
Autor: Sobral, Isabel
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/09/2006, Economia, p. B5

Apesar de serem duas fotografias do mercado de trabalho com carteira assinada, e elaboradas pelo Ministério do Trabalho, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram números de geração de empregos formais diferentes porque não têm a mesma metodologia de cálculo.

Segundo o Caged, em 2005 foram criadas 1,253 milhão de vagas no setor formal. Já a Rais apontou a criação de 1,831 milhão de empregos.

O Caged é um cadastro formado por informações sobre admissões e desligamentos de trabalhadores de empresas do setor privado que seguem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Rais é um documento mais amplo, elaborado também a partir dos dados encaminhados pelos empregadores. Porém, considera não só as contratações e demissões da iniciativa privada, mas também as do setor público, seja pelo regime celetista ou via concursos públicos (regime estatutário). Também entram no cálculo os militares e as três esferas de governos: União, Estados e municípios.