Título: PT tenta vetar foto do dinheiro do dossiê e quer impugnar Alckmin
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2006, Nacional, p. A4

A dois dias das eleições e 14 dias após sua apreensão, apareceu a imagem do dinheiro que petistas pretendiam dar à família Vedoin em troca de material contra tucanos. Às 13h30 de ontem, o Portal do Estadão divulgou as fotos das pilhas de reais e dólares que totalizam R$ 1,75 milhão, mostrada depois pela mídia de todo o País.

A imagem alarmou a cúpula do PT, que tentou barrar sua divulgação recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral. Para o ministro José Delgado, do TSE, o segredo de Justiça do inquérito sobre o dossiê Vedoin não se aplica necessariamente à foto. E o pedido do PT foi negado.

Na tentativa de neutralizar eventuais efeitos negativos para a campanha do presidente Lula, o ministro Tarso Genro procurou afastar o escândalo do Planalto. 'Essa questão é uma questão de São Paulo', sustentou, apesar de haver oito petistas diretamente envolvidos na compra e divulgação do dossiê - dos quais três têm relações pessoais com o presidente Lula e seis trabalhavam no comitê da reeleição. Hoje, o PT vai entrar com pedido de impugnação da candidatura Geraldo Alckmin, alegando que utiliza a mídia para explorar o dossiê contra Lula.

Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Aloizio Mercadante, negou em depoimento que tenha sido portador de parte do dinheiro. Ele disse que a mala com que foi flagrado pelo circuito interno de um hotel tinha material de campanha, roupas e laptop. Para investigadores da PF, a versão de Lacerda não se sustenta.