Título: ANJ critica cerco à mídia
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2006, Nacional, p. A6

O vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Júlio César Ferreira de Mesquita, protestou ontem contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que condenou o jornal Folha de S. Paulo a publicar um direito de resposta do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre um artigo do jornalista Clóvis Rossi. 'O TSE fez um julgamento parcial, porque não considerou o recurso da parte reclamada', disse ele.

Mesquita afirmou que houve cerceamento de defesa, já que o recurso apresentado pelo jornal paulista não foi considerado pelos juízes, apesar de apresentado a tempo ao TSE. 'Houve um julgamento sem ouvir uma das partes', criticou Mesquita. Para ele, o caso mostra 'indícios de que o Judiciário está se deixando influenciar pelo Poder Executivo'.

Ele mencionou outras possíveis interferências do Executivo, estranhando a demora da Polícia Federal em identificar a origem do dinheiro do dossiê Vedoin. E observou: 'Esse turbilhão que a sociedade brasileira está vivendo é impressionante.'

O TSE deu direito de resposta a Lula sobre o artigo Como se faz uma quadrilha, de Rossi. Ainda está em julgamento outro pedido de direito de resposta impetrado pela campanha de Lula contra um segundo artigo de Rossi e um terceiro, contra a Rádio CBN, por divulgar uma entrevista com Geraldo Alckmin.