Título: Heloísa atribui a articulações do PT candidatura Collor
Autor: Hahn, Sandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2006, Nacional, p. A15

A candidata do PSOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena (AL), afirmou ontem que a candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que disputa o Senado por Alagoas, 'é fruto das articulações do Lula', ao responder sobre como se sentiria na hipótese de sua vaga de senadora ser preenchida pelo candidato do PRTB. 'Me substituir não vai não', declarou.

Ao desembarcar em Porto Alegre (RS), no final da manhã, a senadora alagoana disse que 'toda a tropa de choque é lulista e ele (Collor), inclusive, está de braços dados fazendo campanha para o Lula no meu Estado de Alagoas'.

Em entrevista no Aeroporto Salgado Filho, Heloísa Helena afirmou não ter condições de avaliar a repercussão do debate do qual participou anteontem, na Rede Globo, pela falta de pesquisas qualitativas a respeito. 'A gente tem que se sentir vitorioso do ponto de vista político espero que, do ponto de vista eleitoral, a gente esteja no segundo turno no domingo (amanhã)', acrescentou.

Ao ser questionada se buscava o voto de indecisos nos momentos finais da campanha, Heloísa Helena repetiu o que tem dito sobre as pesquisas e acrescentou uma observação sobre a militância petista. 'Ou as pesquisas são mentirosas ou o nosso eleitorado é muito apaixonado e dá a impressão que vamos ganhar no primeiro turno ou o eleitorado do Lula está muito envergonhado e não consegue apresentar seu voto.'

Ao abordar a investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de compra do dossiê contra o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, Heloísa Helena isentou a instituição de responsabilidade em qualquer possível demora nas conclusões. 'O responsável pela atividade ilícita,imoral, inaceitável de acobertamento de quem provisionou a conta, de quem sacou e da origem do dinheiro é o presidente da República', afirmou a candidata.

Após desembarcar na capital gaúcha, a senadora seguiu em carreata por ruas da zona norte de Porto Alegre. Ao citar hipóteses para a origem do R$ 1,75 milhão apreendido com os petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha, dia 15, em um hotel de São Paulo, e que seria usado para comprar o dossiê antitucano, Heloísa Helena falou do crime organizado, de liberações via organizações não-governamentais (ONGs), caixa 2 ou de empresa que teria se preparado para fornecer recursos em espécie a algum candidato.

No final da tarde, fez caminhada na Rua dos Andradas, no centro da cidade, acompanhada por centenas de militantes, repetindo a mesma atividade de campanha que fizera em agosto no Estado.

Durante o percurso de poucas quadras, parou algumas vezes para abraçar simpatizantes e tirar fotos. Depois da atividade, ela embarcaria rumo a Alagoas.