Título: Pré-natal melhora índice do PR
Autor: Karine Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2006, Vida, p. A34

Maria Eduarda Willes, de 1 ano e meio, moradora de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), é uma das crianças que ajudaram a reduzir os índices de mortalidade infantil no Brasil e no Paraná, onde o indicador recuou 16,7% entre 2002 e 2005.

Filha de mãe solteira, uma adolescente de apenas 14 anos, prematura de seis meses e meio, nascida com pouco mais de 1 quilo (chegou a pesar 780 gramas) e com patologia cardíaca, Maria Eduarda passou 83 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Atílio Talamini, e conseguiu sobreviver.

Segundo a mãe, a estudante Karina, a salvação começou no pré-natal, quando recebeu todas as orientações necessárias, inclusive psicológica, e se completou na estrutura hospitalar, que atende unicamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência na região.

A Secretaria da Saúde do Paraná aumentou de 12 para 44 o número de hospitais de referência para atendimento a gestantes de alto risco e planeja construir 130 centros de saúde para a mulher e a criança.

Segundo o secretário Cláudio Xavier, além do aumento das unidades, as principais ações realizadas no Estado do Paraná visando à redução da mortalidade infantil, que em 2005 foi de 14,4 para mil nascidos vivos , são o incentivo ao aleitamento materno e o aumento das equipes do Programa de Saúde da Família.