Título: 'Palavra de ordem de Lula para o País crescer mais é arrojo com pés na terra'
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2006, Economia, p. B6

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem que a palavra de ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir um crescimento econômico mais expressivo nos próximos ano é 'arrojo'.

Ao sair de um encontro no Palácio do Alvorada, onde Lula despachou durante todo o dia ontem, Tarso afirmou que o presidente considerou normal a expansão de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano, divulgada na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, para o presidente, o fundamental é pensar agora no crescimento a partir de 2007.

'Essa é a palavra de ordem do presidente. Arrojo, mas com os pés na terra, sem comprometer a baixa inflação, sem comprometer as conquistas da estabilidade fiscal. Hoje, isso é perfeitamente combinável', observou o ministro.

Tarso qualificou de 'previsível' o baixo crescimento da economia apresentado no terceiro trimestre e garantiu que não foi uma surpresa para o governo nem alterou os planos de Lula para o próximo ano.

'A convicção do presidente (de fazer ajustes na economia) vem antes dessa notícia do PIB. Agora, essa notícia confirma que são necessárias medidas para que possamos garantir um crescimento superior no próximo período', afirmou Tarso.

'E eu tenho convicção de que, em função do resultado eleitoral, o presidente tem não só base política, mas diretrizes claras que podem tornar isso perfeitamente possível.'

De acordo com Tarso, o presidente vai tomar todas as medidas na área econômica e na área de gestão para garantir um maior crescimento do País em 2007.

'O que importa agora é que o País tem estabilidade, tem prestígio internacional e tem a vontade política do presidente para superarmos esta fase de crescimento extremamente moderado.'