Título: Desemprego é o menor desde janeiro
Autor: Farid, Jacqueline
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2006, Economia, p. B8

A taxa de desemprego de 9,8% em outubro ficou praticamente inalterada em relação à de 10% de setembro, mas é a o menor apurada pelo IBGE desde janeiro. Já a renda real dos trabalhadores das seis principais regiões metropolitanas do País cresceu em todas as bases de comparação.

Cimar Azeredo, gerente da pesquisa mensal de emprego, avalia que o mês de outubro mostrou 'um cenário favorável para o mercado de trabalho', mesmo sem a geração significativa de novos postos de trabalho em relação a setembro.

O número de ocupados com carteira aumentou 0,8% ante setembro e 6,7% ante outubro de 2005. Segundo Azeredo, o mercado de trabalho 'nunca esteve tão formal como agora' desde o início da pesquisa, em março de 2002. Ele exemplifica que o porcentual de ocupados com carteira assinada subiu para 41,5% em outubro, a maior fatia para os formais registrada desde o início da série. Em outubro de 2005, por exemplo, o porcentual de ocupados com carteira nas seis regiões era de 40,1%.

Azeredo atribui a elevação no número de ocupados com carteira assinada ao aumento do rendimento e contratações em setores mais formalizados, como a indústria. 'Isso pode resultar de um cenário econômico mais favorável, que permite que as empresas estejam contratando com carteira', disse.

Segundo o gerente, com o fim das contratações temporárias para campanhas políticas, houve pequena redução no número de ocupados e também no de desocupados (que estão procurando emprego); já a população não economicamente ativa (sem trabalho e sem procurar emprego) cresceu 1,2% de setembro para outubro. 'Isso pode ter ocorrido porque algumas pessoas que trabalharam em campanha política voltaram para a inatividade', disse.

O número de ocupados totalizou 20,66 milhões em outubro, com queda de 0,2% ante setembro. Por outro lado, o número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) somou 2,24 milhões de pessoas, com queda de 2,1% ante setembro.

No embalo do aquecimento da economia no fim do ano, o número de trabalhadores no comércio cresceu 3,1% em outubro ante setembro, enquanto na indústria houve expansão de 1,2%. Azeredo avalia que esses incrementos são um sinal de que já há contratações no varejo para o Natal e também na indústria, para atender à demanda do comércio.

RENDA

O aumento de 1,2% na renda ante setembro e 5,4% ante outubro de 2005 é conseqüência do processo de recuperação do poder de compra que vem ocorrendo há meses. Mesmo com a expansão, o rendimento ainda não chegou aos níveis de 2002 (R$ 1.075,30).