Título: D. Manuel Carral é líder interino da Arquidiocese
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2006, Vida&, p. A13

Desde ontem, às 17 horas, quando d. Cláudio Hummes embarcou para Roma, onde assumirá o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, a Arquidiocese de São Paulo tem um novo dirigente. É d. Manuel Parrado Carral, de 60 anos, um dos bispos-auxiliares da arquidiocese.

Como o cargo é, a princípio, interino, até a nomeação do novo arcebispo pelo Vaticano, d. Manuel terá o posto de administrador apostólico.

¿A diferença é que o administrador evita fazer grandes mudanças¿, explica d. Manuel. ¿Vou continuar o trabalho de d. Cláudio, com todos os programas e entregar tudo direitinho para meu sucessor.¿

A nomeação do novo administrador apostólico foi feita por Bento XVI. O nome escolhido chegou anteontem à nunciatura apostólica (espécie de embaixada do Vaticano), em Brasília. Caso o papa não se manifestasse, o substituto seria eleito pelos próprios bispos da arquidiocese e, teoricamente, teria menos força.

D. Manuel acumulará o cargo com suas atuais atribuições como moderador administrativo da arquidiocese e responsável pela região da Sé, que reúne 1,4 milhão de fiéis. A arquidiocese abrange seis regiões da cidade, cada uma sob comando de um bispo-auxiliar. As outras regiões são Ipiranga, Brasilândia, Santana, Lapa e Belém. Juntas, reúnem 6,5 milhões de pessoas.

O nome do bispo-auxiliar chegou a ser cotado para ocupar o cargo de arcebispo, assim como outros - recentemente, o nome do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Odilo Scherer também foi levantado. ¿Espero que isso não ocorra. É trabalho demais¿, brinca d. Manuel. ¿Quero entregar logo.¿

ESPANHOL

D. Manuel nasceu em La Coruña, na Espanha. Foi ordenado padre em 1971 em Santo André, onde trabalhou com d. Cláudio. Na cidade, atuou como vigário na paróquia de Santa Cruz. Depois, foi enviado para a de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Diadema. Trabalhou como reitor do seminário de Teologia da Diocese de Santo André e do Conselho Econômico da Diocese de Santo André. Em 2001, foi ordenado bispo por d. Cláudio.

É formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia, também em São Paulo.

De acordo com padre Juarez de Castro, secretário-geral do Vicariato da Comunicação da arquidiocese, d. Manuel é expansivo e carismático.

A Arquidiocese de São Paulo é a maior da América Latina. Além de responsável por seis regiões na capital, ela abrange 300 paróquias e 700 padres.