Título: Especulações sobre sucessor já começaram
Autor: Mayrink, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2006, Vida&, p. A22

A nomeação do sucessor de d. Cláudio é segredo pontifício, que deve ser guardado até o anúncio do escolhido do papa, mas as especulações começaram. Um dos nomes cotados é o do arcebispo de Belo Horizonte, d. Walmor Oliveira de Azevedo, de 52 anos, que nasceu na Bahia e trabalhou em Juiz de Fora (MG), antes de se tornar bispo auxiliar de Salvador. Fala-se também no arcebispo de Belém, d. Orani João Tempesta, de 56 anos, que foi bispo de São José do Rio Preto (SP).

Se a opção do papa for por um dos auxiliares de d. Cláudio, a escolha ficaria entre d. Odilo Pedro Scherer, de 57 anos, e d. Pedro Luiz Stringhini, de 53 anos. D. Odilo é o secretário-geral da CNBB, cargo que o obriga a passar a maior parte do tempo em Brasília, e d. Pedro Luiz é o responsável pela região episcopal de Belém, na zona leste.

¿Não acredito que um bispo auxiliar seja elevado a arcebispo¿, desconversa d. Pedro Luiz, sem se lembrar de que isso aconteceu com d. Paulo Evaristo Arns, que era auxiliar e sucedeu a d. Agnelo Rossi em 1970, quando ele foi transferido para Roma como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

D. Antônio Celso de Queirós, bispo de Catanduva e vice-presidente da CNBB, o preferido de d. Paulo para substituí-lo em 1998, também é lembrado. O problema é que, perto dos 73 anos, está chegando à aposentadoria.