Título: Motor não é afetado, Mas consumo fica maior
Autor: Porto, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2006, Economia, p. B4

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), todos os carros já saem de fábrica preparados para rodar com um teor de álcool na faixa de 20% a 25%. A mudança, portanto, não altera o comportamento dos veículos, mesmo que ocorra com freqüência, atesta o diretor da entidade, Henry Joseph Junior, também executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Volkswagen.

Em fevereiro, o porcentual do álcool na gasolina baixou de 25% para 20%, por causa da escassez do produto, e agora volta a aumentar, por enquanto para 23%. Henry lamenta que essa ampla faixa de mistura (de 20% a 25%) resulte em desperdício de consumo, pois o ajuste que as empresas têm de fazer para calibrar a entrada de ar e combustível é menos preciso.'Uma faixa mais estreita - como no passado, quando variava de 21% a 23% - permitiria melhor ajuste na calibração e consumo menor.'

Henry calcula que o consumo é em média 2% maior quando se usa a mistura de 25% de álcool. 'Mas tudo depende da forma e das condições de uso do carro', afirma.