Título: Aldo vira presidente por um dia
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2006, Nacional, p. A5
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), pretende ser discreto em sua rápida passagem na Presidência. Ele recebeu ontem oficialmente o cargo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 17h30, antes do embarque da comitiva presidencial, no Aeroporto de Congonhas, para Brasília - de onde Lula seguiria para a Venezuela. É a primeira vez que um comunista assume o governo. Terceiro nome na linha de sucessão do presidente da República, o deputado ocupa o posto por conta da licença médica do vice José Alencar, que está em Nova York para tratamento de saúde.
Aldo disse que a conversa na transmissão de cargo foi rápida. ¿Ele só desejou boa sorte e disse que amanhã, quando estivesse atravessando a fronteira, já daria notícias para reocupar seu lugar¿, brincou.
O presidente da Câmara vai se limitar ao caráter burocrático nessa primeira interinidade. Não ocupará a cadeira de Lula e vai despachar na sala ao lado do gabinete presidencial.
Ele manteve a agenda de presidente da Câmara, marcada para hoje: faz uma palestra na Fundação Mário Covas, em São Paulo. Depois disso, às 15 horas, segue para Brasília e vai direto para o Palácio do Planalto. O único compromisso oficial é a entrega da medalha do mérito desportivo para o maratonista brasileiro Marilson Gomes dos Santos, que ganhou a maratona de Nova York há uma semana.
Trabalhando nos bastidores para ficar mais dois anos na presidência da Câmara, Aldo disse que não colocará seu nome na disputa, mas deixou a entender que, por consenso, espera ficar no posto. ¿Disputar a reeleição significaria apresentar uma candidatura e eu não tomarei a iniciativa de apresentar.¿ Ele disse saber que a escolha, no entanto, ficará por conta dos partidos com maior força no Congresso.