Título: Bush diz que Rumsfeld e Cheney ficam em seus cargos até o fim do mandato
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2006, Internacional, p. A20

O presidente americano, George W. Bush, disse ontem que pretende manter em seus cargos até o fim de seu mandato, em janeiro de 2009, o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, e o vice-presidente Dick Cheney.

Rumsfeld e Cheney - 'falcões' do gabinete, favoráveis à manutenção da linha dura nas relações externas - são dois dos mais criticados integrantes da administração Bush.

Rumsfeld teve sua renúncia exigida neste ano tanto por políticos da oposição democrata quanto pelos republicanos, que o responsabilizam pelos erros de planejamento da guerra do Iraque. Mais de 2.800 soldados americanos morreram desde a invasão, em março de 2003. O secretário é responsabilizado também pelos maus resultados na campanha no Afeganistão, onde os militantes do grupo Taleban e da rede terrorista Al-Qaeda têm intensificado a violência nas últimas semanas.

Já Cheney é alvo de fortes críticas da oposição por defender a atual política para o Iraque. O vice-presidente tem apenas um terço de aprovação da opinião pública americana.

'Os dois têm feito um trabalho fantástico no governo', declarou Bush, numa entrevista coletiva, referindo-se a Rumsfeld e Cheney.