Título: Montadoras têm o segundo melhor outubro da história
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2006, Economia, p. B4

O mercado brasileiro atingiu em outubro vendas acumuladas neste ano de 1.540,2 milhão de veículos, volume 12,2% superior ao de igual período do ano passado. A diferença de 167,7 mil unidades de um ano para outro equivale praticamente um mês a mais de vendas.

Só em outubro foram comercializados 175,3 mil veículos, aumento de 27,2% em relação ao mesmo mês de 2005 e de quase 10% na comparação com setembro passado, que teve um dia útil a menos.

Outubro foi o segundo melhor mês do ano para a indústria automobilística, atrás apenas de agosto, quando as vendas somaram 178,5 mil unidades. Também foi o segundo melhor outubro da história. Perde para o de 1997, que atingiu a marca de 189 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos.

Mantido esse ritmo, a indústria deve fechar o ano com vendas próximas de 1,9 milhão de unidades, o segundo melhor resultado da história, e caminha para, em 2007, atingir o recorde de 2 milhões de veículos no mercado interno.

Para o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa, as montadoras intensificaram promoções nos últimos meses, em parte para desovar produção antes voltada para as exportações, que estão em queda por causa da desvantagem cambial. Além disso, com a queda dos juros, há ofertas de financiamento de longo prazo (até 70 meses) com prestações 'que cabem no bolso de muitos consumidores' e entrada facilitada. As montadoras estão mais criativas nas promoções. A GM, por exemplo, lançou em outubro um plano em que o consumidor adquire um modelo básico (mais barato), mas leva para casa a versão top, com vários opcionais. A diferença de preço será paga no final do financiamento de 36 meses.

O diretor nacional de vendas da GM, Santiago Chamorro, cita o Celta Life 1.0, de 2 portas. O consumidor paga 36 prestações mensais de R$ 450 (equivalente ao preço dessa versão com 50% de entrada), mas leva a versão 1.4 de 4 portas. A diferença, de quase R$ 5 mil, fica para o fim do plano. 'Além da oferta de preços, de financiamento e valor de revenda, as empresas precisam ser criativas nas campanhas de venda.'

Garbossa acha que, para manter o ritmo crescente das vendas, as montadoras terão de descobrir novas 'fórmulas mágicas', principalmente para convencer o consumidor que comprou um carro para pagamento no longo prazo a promover a troca futura.

MAIS VENDIDO

No segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas em outubro totalizaram 167 mil unidades, 10,4% mais que em setembro e 27,8% acima de outubro de 2005. Entre as três grandes montadoras, a Fiat disparou na liderança de vendas, com 27,5% de participação. A Volkswagen ficou com 21,7% e a General Motors, com 20,5%.

No ano, foi vendido 1.464,6 milhão de veículos, 13,1% acima de 2005. A Fiat tem 25,5% de participação e GM e Volks estão empatadas em 22,2%, com diferença de 961 unidades a mais para a americana, que vendeu 325.632 unidades ante as 324.671 da alemã (ver tabela).

No mercado total, incluindo caminhões e ônibus, produtos que não são fabricados pela Fiat e a GM, a marca italiana também é líder, com 24,2% de participação. A Volks tem 22,6% e a GM, 21,1%. A Ford segue em quarto lugar, com 11,5%.

Em outubro, pelo segundo mês seguido, o Palio foi o modelo mais vendido, com 940 unidades a mais que o concorrente Gol, que no acumulado do ano ainda está na frente.

O balanço oficial do setor, com dados de produção, exportação e empregos, será divulgado na quarta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).