Título: Alencar vai a Nova York tratar de tumor
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2006, Nacional, p. A12
O vice-presidente José Alencar viaja na quarta-feira para Nova York, a fim de dar seqüência ao tratamento de um tumor na região do abdome. Segundo seu chefe de gabinete, Adriano Silva, Alencar tem consulta marcada para sexta-feira no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, considerado um dos maiores centros oncológicos do mundo. O vice-presidente havia se submetido a uma cirurgia no dia 18 de julho deste ano, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a retirada de um tumor de 4 centímetros, constatado depois como maligno.
Na segunda-feira, exames para avaliação do pós-operatório identificaram a recidiva em dois pequenos pontos no mesmo local em que foi extraído o antigo tumor. A reincidência do problema é considerada freqüente nesse tipo de caso.
A assessoria do vice-presidente não confirmou se ele será submetido a uma nova cirurgia. Informou apenas que Alencar comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da necessidade da viagem, ressaltando que vai se consultar com o 'papa no assunto'. Para assessores, Alencar disse que está bem, sentindo-se como um 'garoto de 18 anos', que continua jogando bola e trabalhando normalmente.
'O médico vai verificar se será necessário', observou Adriano Silva, referindo-se à hipótese de nova cirurgia. Afirmou que o objetivo de Alencar é se submeter a um procedimento 'preventivo', interrompido em razão da eleição presidencial. 'Ele não deu prosseguimento porque estava em campanha, todo entusiasmado, vigoroso, heróico. Agora está vencida a eleição e ele vai dar prosseguimento a esse tratamento preventivo', explicou o assessor.
RECOMENDAÇÃO
O hospital americano foi recomendado ao vice-presidente pela junta médica do Sírio Libanês. Alencar completou 75 anos no dia 17, durante o segundo turno da eleição, em que saiu vitorioso novamente como vice na chapa do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com seu chefe de gabinete, Alencar passou o feriado de Finados em Brasília, onde permanecia também ontem. 'Ele está saudável, trabalhando no gabinete, comendo de tudo, bebendo de tudo, dormindo tranqüilamente', afirmou Adriano Silva. 'Segunda e terça-feira ele vai trabalhar normalmente.'
Alencar já teve de se submeter cirurgias em mais de uma oportunidade. Em 1997, ele teve dois tumores malignos retirados, um no rim e outro no estômago. Em 2004, depois de ser detectado um cálculo na vesícula, ele teve o órgão retirado. Em 2005, também passou por uma angioplastia.