Título: 'Palavra de ordem será o esporte social'
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2006, Nacional, p. A8

Aos 48 anos, Claury Santos Alves da Silva, ex-prefeito da cidade paulista de Ourinhos, recebeu como missão do governador eleito de São Paulo, José Serra, fazer com que a Secretaria de Esporte e Turismo não tenha um papel coadjuvante no Estado. Filiado ao PTB, aliado de primeira hora do tucano, Claury aposta todas as suas fichas no mais importante cargo de sua carreira política.

Qual vai ser a sua prioridade no comando da Secretaria de Esporte e Turismo?

Recebi do governador José Serra a missão de trabalhar para que o esporte seja uma ferramenta importante no desenvolvimento do Estado. A palavra de ordem será o que chamamos de esporte social.

Como assim?

O esporte tem de ser visto como fundamental para a melhoria de vida da população. Ele é importante não apenas no que se refere ao acesso da população a mais esporte e a mais lazer propriamente dito. Ele é importante quando olhado sob o ponto de vista de outras áreas, como a social, a da saúde e até a da segurança pública. Levando em conta esse aspecto, vamos trabalhar de maneira integrada com outras secretarias. A orientação do governador é para que a gente trabalhe em conjunto.

Qual é o foco principal?

Primeiramente vamos trabalhar para facilitar o acesso ao esporte da população como um todo. Mas a prioridade é facilitar o acesso da criança, do jovem e da terceira idade nas regiões mais carentes. No que se refere à terceira idade, é importante ressaltar que o esporte tem papel fundamental para uma boa qualidade de vida.

E em relação ao turismo. Qual a política que será implantada?

Estou aguardando a orientação do governador Serra.

Entrevista com Claury Santos Alves da Silva, Esporte e Turismo