Título: Relator prevê valor de R$ 375
Autor: Leonel, Flavio
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2006, Nacional, p. A6

O relator da Comissão Mista de Orçamento, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), informou que o governo está decidido a manter em R$ 375 o valor do novo salário mínimo. O índice de reajuste deve ser mantido mesmo com os novos parâmetros para o Orçamento de 2007, que reduziram a previsão de inflação e o crescimento do PIB.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não confirmou a informação. 'Não respondo pelo relator da Comissão de Orçamento. Ainda não tenho as diretrizes do presidente para dizer por onde vamos trabalhar. Por enquanto, o que está na LDO é isso', afirmou.

Marinho, que presidiu a CUT antes de ser chamado para o ministério de Lula, anunciou que deve iniciar até o fim do ano uma rodada de conversas, dentro do governo e com a centrais sindicais, para discutir o reajuste do mínimo para o próximo ano. Um reajuste maior ou menor, segundo Marinho, vai depender da variação do PIB e da inflação.

'O que devemos é discutir com as entidades em torno do que está colocado na Lei de Diretrizes Orçamentárias e buscar interagir da forma que fizemos no ano passado e retrasado', afirmou ele.

Depois de ressalvar que ainda não conversou sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro disse acreditar que a reposição da inflação não será um problema. De acordo com ele, isso está expresso na LDO.

Marinho não soube dizer se é possível conceder um aumento acima da proposta orçamentária. 'Não sei, vamos discutir', afirmou.

Ele fez suas declarações após participar da reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária. O secretário Paul Singer, da Economia Solidária, também participou do encontro.

O valor do salário mínimo é apenas parte de uma pesada agenda que o ministro do Trabalho terá de discutir com as centrais sindicais agora e no início do próximo ano. As questões mais complicadas são as reformas sindical e trabalhista, que Lula pretende concluir.