Título: Futura presidente da Câmara tem agenda ambiciosa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2006, Internacional, p. A16

A deputada democrata Nancy Pelosi (pronuncia-se Palôci) , de 66 anos, será a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara dos Representantes. Líder da bancada democrata desde 2002, ela apresentou uma agenda ambiciosa. Pretende, em suas primeiras horas de trabalho, aprovar medidas como o aumento do salário mínimo e o incentivo às pesquisas com célula-tronco, além de acatar as recomendações feitas pela Comissão do 11 de Setembro para aumentar a segurança interna.

Há vinte anos parlamentar por São Francisco, Nancy conduziu seu partido à vitória impondo a seus integrantes uma disciplina rígida, apesar da fragilidade que sugerem sua aparência e seu tom de voz.

Filha de um ex-prefeito de Baltimore e uma deputada, Nancy é a mais nova de seis irmãos - e a única mulher. Tem cinco filhos e já é avó. Essa trajetória pessoal, segundo seus amigos, a prepararam para ser a principal figura da Câmara americana.'Quando eu digo para a Nancy que não agüentaria fazer o seu trabalho, ela responde que teve cinco filhos em seis anos', diz a deputada Anna Eshoo, velha amiga da líder democrata. 'Se não houvesse disciplina, sua casa seria o caos.'

Durante a campanha, Nancy procurou frear as demandas dos parlamentares que, como ela, defendem valores e políticas liberais e abriu espaço no partido para os mais conservadores. Agora, tem o desafio de lidar com uma bancada sem identidade.

De um lado, estão os democratas eleitos com a promessa de tirar as tropas americanas do Iraque imediatamente. Do outro, aqueles que, de tão conservadores, se confundem com os adversários republicanos.

Nancy também terá de dialogar com Bush, depois de dois anos nos quais amaldiçoou o presidente foi duramente atacada por ele.