Título: Novo líder do Senado é forte crítico do governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2006, Internacional, p. A16

Em maio de 2005, falando para uma platéia de crianças em uma escola, o agora futuro líder democrata no Senado, Harry Reid definiu assim o presidente George W. Bush: 'O pai dele (o ex-presidente Bush) é um ser humano maravilhoso. Mas eu acho esse cara um perdedor.'

Mais tarde, o veterano senador pediu desculpas pela declaração. Mas sempre manteve uma relação tensa com o atual presidente. Forte crítico da condução da guerra no Iraque, Reid se opôs, por exemplo, aos cortes de impostos de Bush para os ricos e a dois nomes indicados pelo presidente para a Suprema Corte.

Reid nasceu em uma família pobre, em 1939, na pequena cidade de Searchlight, em Nevada. Ex-boxeador amador, formou-se em Direito enquanto trabalhava como policial no Capitólio. Em 1982, foi eleito para a Câmara de Representantes e, após quatro anos, tornou-se senador. Em janeiro do ano passado, foi apontado líder da minoria democrata. Agora, no controle do Senado, Reid poderá decidir que projetos serão colocados na pauta, e quando.