Título: O PMDB diminuirá dependência de Lula
Autor: Marchi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/12/2006, Nacional, p. A10

A aliança com o PMDB dará mais segurança ao presidente Lula e permitirá que ele e o PT se afastem de PP e PTB, partidos que estiveram no índex do mensalão, opina o cientista político Celso Roma, da USP, especialista em estudos legislativos. Segundo ele, pelo menos 80% da bancada do PMDB deve apoiar o governo Lula. Eis a entrevista:

Como será a relação de Lula e o PT com os aliados?

A costura de uma aliança com o PMDB diminuirá a dependência de Lula ante PP e PTB, partidos com os quais o PT nunca teve afinidade ideológica. Se o PMDB se unir e apoiar as iniciativas do governo, Lula e o PT poderão se afastar dos escândalos que macularam a sua reputação. A tendência é de que o presidente e o seu partido se aproximem do PMDB e se distanciem do PP e do PTB.

Lula vai preferir o PMDB de Renan Calheiros, José Sarney e Jader Barbalho ou vai tentar absorvê-lo inteiro?

Lula depende do PMDB para ampliar a sua base de apoio parlamentar e torná-la homogênea. Por isso, tentará absorvê-lo por inteiro. Mas isso não depende da sua vontade política. Nem todos os peemedebistas estão dispostos a apoiar o governo. Há um grupo que certamente lhe fará oposição.

Existe um fosso político-ideológico entre o que Lula defende e a ala peemedebista que lhe aderiu mais facilmente. Isso não demarca uma contradição insuperável?

O fato é que diminuiu substantivamente a distância entre o PT e os demais partidos no contínuo ideológico. Os petistas moderaram o discurso e a prática política.

Não é complicado Lula iniciar o segundo mandato dependente de um partido tão instável e dividido?

Pelo menos 80% da bancada do PMDB deve apoiar o presidente, repetindo os números do apoio que deram ao governo anterior. Mesmo assim, a implantação de reformas mais ambiciosas, como a tributária e a previdenciária, dependerá do apoio dos partidos de oposição.

O que fará o governo para manter o PT unido?

O PT é o mais disciplinado entre os grandes partidos. Sua bancada acata rigorosamente o encaminhamento de voto do líder. O partido atinge uma taxa de disciplina acima de 95 pontos, numa escala de zero a 100. O partido também conseguiu manter a estabilidade da sua bancada parlamentar na turbulência dos últimos anos. O PT funciona com um regulamento rígido que incentiva a fidelidade e a disciplina partidária. O problema da indisciplina está mais localizado no aliado de Lula, o PMDB, e será um problema para o governo.