Título: Os históricos
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/12/2006, Internacional, p. A24
José Vicente Rangel (foto) - Advogado e jornalista. Foi dirigente do Movimento ao Socialismo e do Partido Comunista. Foi chanceler de Chávez, ministro da Defesa e agora é vice-presidente. É uma das figuras do governo de maior influência sobre o presidente.
Alí Rodríguez - Advogado, economista especializado em petróleo e ex-guerrilheiro, foi ministro de Energia e Minas, presidente da PDVSA, chanceler, secretário-geral da Opep e, hoje, é embaixador em Havana.
Francisco Árias Cárdenas - Militar preso com Chávez em 1992, voltou-se contra ele em 1999 e disputou a eleição de 2000. Em 2005 se reconciliou com o chavismo. Hoje, é embaixador na ONU.
Jesse Chacón - Militar, também participou da revolta de 1992. Foi ministro das Comunicações e é tido como o mentor das ações contra empresas jornalísticas. Hoje é ministro do Interior e Justiça.
Diosdado Cabello - Militar que participou da ação de 1992, foi crucial na resistência ao golpe sofrido por Chávez em 2002. Chegou a assumir a presidência por algumas horas, após o fracasso do golpe.
Francisco Ameliach - Major da reserva do Exército, esteve ao lado de Chávez em 1992. Deputado da Assembléia Nacional e um dos líderes do MVR, dirigiu a campanha presidencial de Chávez.