Título: Obras liberadas, mas projetos não saem do papel
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2006, Economia, p. B10

Ministério do Meio Ambiente decidiu reagir à alegação de que está travando o desenvolvimento do País. O secretário-executivo do ministério, Claudio Langone, disse que os empreendimentos não saem do papel por falta de financiamento e não por problemas de ordem ambiental.

Ele afirmou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve bater o recorde de licenciamentos este ano. Até ontem, 236 projetos haviam sido licenciados em todo o País. Em 2005, foram 237.

O setor elétrico, apontado hoje como um grande gargalo para o crescimento continuado do Brasil, é um exemplo. Desde 2003, o Ibama licenciou obras para 5.437 MW de capacidade instalada. Neste momento, 2.476 MW são de empreendimentos que têm licença prévia e não saíram do papel. 'São vários os motivos, mas muitos deles decorrem de problemas de financiamento para os empreendimentos', afirmou Langone.

Nos transportes, há três casos emblemáticos. A BR 163, a BR 230 (Transamazônica) e a Ferrovia Transnordestina foram licenciadas, mas apenas cerca de 10% da obra foi iniciada, por falta de recursos.