Título: Qualidade e acesso ainda distantes
Autor: Souza, Rose Mary de
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2006, Vida&, p. A38

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), publicada ontem pelo Estado, mostra que uma em cada cinco escolas públicas de ensino infantil e fundamental do País não tem local adequado para armazenar alimentos, enquanto uma em cada quatro não segue os cardápios recomendados pelas Secretarias Municipais de Educação, principalmente por falta dos produtos necessários.

Participaram do levantamento quase 170 mil escolas públicas, entre creches e estabelecimentos de ensino pré-escolar, fundamental e de educação especial.

A pesquisa mostrou, por exemplo, que só 22,1% das escolas servem as merendas em refeitórios. A maior parte (34,6%) serve refeições em salas de aula e 30,5% usam o pátio.

Apenas 27,28% das escolas serviam frutas na merenda escolar e 56,48%, legumes e verduras. Sucos naturais eram oferecidos em 35,51% das escolas pesquisadas. Por outro lado, 92,63% ofereciam arroz, 88,43% incluíam macarrão no cardápio e 75%, feijão. Carne, peixe ou frango estavam presentes na alimentação de 61,93% das escolas.

A obesidade é uma das conseqüências dos hábitos alimentares pobres em frutas e hortaliças.