Título: Plutão é rebaixado a planeta-anão
Autor: Amorim, Cristina
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/08/2006, Vida&, p. A20

Até que ontem Plutão foi rebaixado de categoria. A partir de agora, o sistema solar tem oito planetas, não mais nove: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Eles se chamarão 'clássicos'.

Plutão, seu vizinho 2003 UB313 (ainda sem nome, mas apelidado de 'Xena') e Ceres (antes considerado um asteróide parrudo entre Marte e Júpiter) pertencem a uma família recém criada, a dos planetas-anões - que pode crescer nos próximos meses com a inclusão de outros corpos parecidos e já encontrados no sistema.

A decisão foi tomada ontem por unanimidade pelos membros presentes - cerca de 300 de 2.500 - na reunião da União Astronômica Internacional (UAI), em Praga, na República Checa. 'A palavra planeta e sua noção podem ter conotação emocional porque são coisas que aprendemos quando crianças', diz Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que ajudou a forjar a nova definição. 'Trata-se realmente de ciência. Muitos Plutões esperam para ser descobertos.'

SER OU NÃO SER A noção comum parece simples: objeto redondo que gira em torno do Sol. 'Mas ela era meio intuitiva', explica o astrônomo Gastão Bierrenbach Lima Neto, da Universidade de São Paulo, e nunca na história da astronomia havia sido formalizada. Dessa forma, cada descoberta no sistema solar gerava uma nova discussão.

A situação se complicou com o avanço dos instrumentos no século 20. Com isso, os cientistas perceberam que Plutão - um corpo gelado, pequeno e com órbita em diagonal - parecia-se muito mais com outros asteróides do Cinturão de Kuiper, um aglomerado de asteróides que circunda o sistema, do que com os planetas clássicos.

A questão foi mantida em banho-maria até 2003, quando o americano Michael Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, anunciou a descoberta de Xena, tão grande quanto Plutão e parte inequívoca da família Kuiper. O debate pegou fogo, a UAI teve de se mexer e colocar no papel, finalmente, o que faz um planeta ser um planeta.

Foram dois anos de debate e propostas diferentes para resolver a questão - a última, apresentada na semana passada, aumentava para doze o número de planetas do sistema solar. 'Oito é suficiente. Vou ficar lembrado na história como o cara que matou Plutão', disse Brown.