Título: Iraquianos assumem a segurança da terceira província desde a invasão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2006, Internacional, p. A18
O Exército dos EUA transferiu ontem o controle da segurança da província de Najaf para as tropas iraquianas. É a terceira região a retornar para as mãos das autoridades locais desde a invasão americana, em março de 2003. Em setembro, as forças iraquianas passaram a controlar as províncias de Muthana e Dhi Qar.
A importância da transferência de Najaf recai sobre sua capital, que tem o mesmo nome da província e fica a 160 quilômetros ao sul de Bagdá. A cidade é um dos lugares mais importantes para os xiitas no mundo, já que abriga o mausoléu de Ali - genro e primo de Maomé, considerado pelos xiitas como o sucessor do profeta. É também palco de graves conflitos sectários.
A cidade sagrada de Najaf abriga os principais clérigos iraquianos. É o caso do líder máximo dos xiitas, o aiatolá Ali Al-Sistani, que ainda ontem se disse a favor de uma coalizão de xiitas, sunitas e curdos, apoiada pelos EUA, para isolar grupos extremistas. Até então, Sistani apoiava apenas um governo dominado por xiitas, mas ultimamente vinha se mostrando insatisfeito com a capacidade de Bagdá em controlar a crescente violência sectária.
Um forte esquema de segurança foi montado para a cerimônia de transferência. O general dos EUA Kurt Cichowski disse que a passagem de controle é um 'retrato da crescente capacidade das forças de seguranças iraquianas'.
O Exército britânico pretende, no primeiro semestre de 2007, entregar o controle de Basra, importante região no sul do país. O premiê iraquiano Nuri al-Maliki já afirmou que o governo tem condições de assumir todas as 18 províncias iraquianas até junho de 2007.