Título: Aos 18 anos, o desafio é superar a 8ª série
Autor: Rodrigues, Karine
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2006, Vida&, p. A22

Maria Cícera Gomes da Silva não consegue se lembrar de quantos anos tinha quando começou a estudar. Tem na memória que um dia repetiu a 4ª série do ensino fundamental. E, no ano passado, quando morava em Campo Alegre, no interior de Alagoas, conta que foi reprovada na 8ª série. Desestimulada com a escola e cansada da cidade, se mudou para a casa de uma tia em Maceió. Hoje, aos 18 anos, tenta tirar boas notas em física para poder passar da 8ª série e finalmente chegar ao ensino médio. 'Aqui é muito melhor e muitos assuntos que são abordados aqui não foram passados na escola em Campo Alegre', conta, elogiando a Escola Estadual Maria José Loureiro, no Centro de Pesquisas Aplicadas (CEPA).

Ela deixou os pais e os seis irmãos no interior, arrumou novos amigos e um namorado na escola - também da sua idade e ainda tentando superar as provas finais para passar da 7ª série.

Uma defasagem encontrada em maior proporção no Estado, de acordo com o IBGE. Lá, está a maior proporção de estudantes que estavam na 8ª série com idade mais de dois anos superior à recomendada (68%). Teoricamente, um aluno termina o ensino médio aos 17 anos.

Alagoas também está pior entre os outros Estados do Nordeste, região que, comparada com o resto do País, registra o menor número de alunos na série correspondente à faixa etária: de 7 a 14 anos são 92% na série correta; dos 15 aos 17 são 30%. Nessa última faixa, em Alagoas, o índice é de apenas 21% estão certos.

Para compensar a defasagem, e justificar o apoio da tia, que paga o transporte e os livros de Maria Cícera, ela conta que tem se esforçado muito, se autodefinindo como uma aluna aplicada. 'Tenho me dedicado aos estudos, principalmente em física, pois tenho dificuldade para assimilar certos assuntos', explicou.

Pensando longe, e com uma meta, ela pretende cursar a universidade. 'Quero ser advogada. Eu acho muito interessante e lindo esse trabalho. Vou estudar para chegar lá.'