Título: `Reforma tributária será prioridade máxima¿
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2006, Economia, p. B1

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que a reforma tributária está no topo da agenda governo para 2007 caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja reeleito e poderá incluir a criação de um Imposto de Valor Agregado (IVA). ¿Existe uma grande pauta tributária que será prioridade máxima no início do próximo governo¿, disse Mantega em entrevista durante a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministro sinalizou sua expectativa de continuar no comando da Fazenda. ¿Vou pessoalmente comandar essa reforma no Congresso Nacional quando ele voltar a funcionar.¿ Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, assim que voltar de Cingapura, Mantega vai trocar o hotel onde vive em Brasília pela residência oficial do ministro da Fazenda.

Mantega acredita que os novos parlamentares vão querer melhorar a imagem do Congresso e isso poderá facilitar a aprovação das reformas. Ele afirmou que o objetivo do governo será ampliar e aprovar as medidas do pacote de reforma tributária já apresentado ao Congresso. E informou que governo poderá optar pela proposição do Imposto de Valor Agregado ao invés da proposta já apresentada do ICMS homogêneo para todos os Estados.

Mantega disse também que o governo pretende continuar o processo de redução de tributação sobre bens de capital. ¿De fato, a carga tributária no País subiu muito e o objetivo central das reformas será a maior racionalidade e a redução de custos.¿

O ministro afirmou que uma reforma tributária ajudará a compensar a perda de competitividade de setores exportadores brasileiros causada pela valorização do real frente ao dólar. ¿Não se pode contar mais com um câmbio desvalorizado, a menos que se recorresse ao artificialismo cambial promovido pela China, o que não vai acontecer de maneira alguma no Brasil, onde o câmbio é livre e flutuante¿, disse. ¿Por isso, o caminho é a redução do custo financeiro.¿