Título: Refino é coisa 'pequena', diz governo
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2006, Economia, p. B6

O governo boliviano considera a atividade de refino da Petrobrás um dos menores negócios da companhia brasileira no país. A empresa detém o controle das únicas refinarias do país, localizadas em Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra. No último dia 12, uma resolução ministerial assinada pelo então ministro de Hidrocarbonetos, Andrés Solíz Rada, confiscou as receitas das duas refinarias.

A reação do governo brasileiro à decisão fez o gabinete do Estado boliviano recuar. A medida provocou a saída de Rada, mas a resolução 207/2006 ainda não foi revogada como queria o Brasil.

'A operação de refino é um dos menores negócios da Petrobrás na Bolívia, no qual diz ter investido cerca de US$ 1,5 bilhão', escreveu a Agência Boliviana de Informação.

Ainda segundo a agência, a exportação de gás natural prevista neste ano para a Argentina e para o Brasil já será superior ao volume de investimentos reivindicados pela Petrobrás. O investimento de US$ 1,5 bilhão informado pela Petrobrás não foi feito unicamente pela companhia. Inclui aportes de parceiros bolivianos.